O diagnóstico deve ser feito como parte de uma revisão anual. Além da troca de óleo e filtros a cada 10.000 km ou pelo menos uma vez por ano, o diagnóstico pode apontar problemas como histórico de aquecimento anormal no motor, alguma falha na pressão de combustível, falha elétrica, entre outros
Como é feito
É conectado um cabo OBD ao veículo, item que varia entre as marcas e o modelos de veículos especialmente os de marcas premium. Esse cabo conectado ao computador e a um software específico dará todo o relato do funcionamento. “Vale lembrar que há 20 anos por exemplo, esse trabalho só mostrava falhas genéricas e mais focado no sistema elétrico e na alimentação mas hoje é possível ver tudo a respeito do funcionamento do veículo” diz Veludo.
O diagnóstico eletrônico é feito com o auxílio do scanner que verifica todos os parâmetros de fabrica armazenados nas diversas centrais eletrônicas do veículo. Dentre as informações apresentadas está o consumo de combustível, o desempenho, a emissão de poluentes dentre tantos outros. Salientamos que o scanner apresenta o erro, porem é fundamental que seja encontrado o motivo do erro, em muitos casos são necessárias trocas de peças ou serviços para a devida correção.
O que é verificado?
Dados como a carga da bateria e a alimentação dos sensores, arrefecimento, rotação do motor em várias faixas, consumo médio, quilometragem atual, nível de pressão do combustível e teste dos sensores são alguns dos itens verificados no diagnóstico